segunda-feira, 24 de agosto de 2009

ROBERT: O NOVO JAMES DEAN, MARLON BRANDO???


Robert Pattinson conquistou um número incontável de fãs com seu personagem Edward Cullen no filme “Crepúsculo”.

A boa aparência de Rob no filme e fora dele, e seu personagem repleto de amor eterno e angústia adolescente, são notavelmente semelhantes a dos monumentais ídolos adolescentes que marcaram algumas gerações anteriores – James Dean e Marlon Brando – que estrelaram filmes parecidos.

Cada geração, mais ou menos, um novo ator surge e captura a imaginação de seus contemporâneos. Brando e Dean foram intervenientes na década de 1950.

Rob está apresentando o mesmo sucesso da Saga Crepúsculo. Ironicamente, tanto Brando quanto Dean se tornaram famosos/ sensações depois de estrelarem filmes que retratavam a angústia adolescente, geralmente ocorrida em tempos turbulentos de sua vida.

O que os torna parecidos e o que os torna diferentes?

Dean, um relativamente desconhecido, foi apresentado para a fama em “East of Eden”, um filme baseado em um romance do ganhador do prêmio Nobel, John Steinbeck. Ele interpretou um problemático fazendeiro em uma história vagamente baseada no conto bíblico de Caim e Abel. Seu desempenho no filme antecipa seu personagem Jim Stark em “Rebelde Sem Causa”, que tem alguns paralelos com “Crepúsculo”. Tanto o personagem de Dean quanto o personagem de Pattinson estão angustiados, incompreendidos, tentando se encontrar, por diferentes razões.

Em “Rebelde Sem Causa”, um filme de 1955, o personagem de Dean é um rapaz de 17 anos novo na cidade. Ele é temperamental e alienado, e diferente de todos os outros da sua escola; assim como Edward Cullen.


Em “Crepúsculo”, no entanto, Bella Swan (Kristen Stewart) é nova na escola, mas eles compartilham dos mesmos sentimentos forasteiros, o que difere Edward Cullen de Jim Stark.

O personagem de Dean encontra Judy, interpretada pela atriz Natalie Wood, uma atriz estreante que passava ao estrelato a partir da estréia deste filme.O filme foi uma tentativa de retratar a decadência moral da juventude americana com foco em pais que não conseguiram passar a disciplina moral para seus filhos, mas também retratava a pressão de se conformar e sobre ser diferente – dois temas que também aparecem em “Crepúsculo”.

Dean enfrenta as intimidações na escola, bem como Edward Cullen deve lidar com vampiros renegados que ameaçam Bella.


Em 1953, Brando atuou em “The Wild One”, sobre o líder de uma gangue de motociclistas que toma uma cidade pequena. Brando se tornou um símbolo de rebeldia adolescente e colocou em sua própria motocicleta um Triumph Thundebird 6T, associando para sempre a liberdade e a rebeldia adolescente com motocicletas, jaquetas de couro e jeans.

Ironicamente, o director Nicholas Ray dirigiu tanto “The Wild One” quanto “Rebelde Sem Causa”.Tanto Dean quanto Brando tornaram-se símbolos sexuais para as jovens. Brando passou a estrelar uma série de clássicos como Stanley Kowalski em “A Streetcar Named Desire” e Terry Malloy em “On the Waterfront”, ambos dirigidos por Elia Kazan, no começo de 1950.


Rob está apenas no começo de sua carreira e aonde ele vai daqui pra frente ainda é um mistério, mas, claramente, ele tem todos os ingredientes necessários para se tornar uma grande estrela.Brando, é claro, dedicou-se a uma carreira longa e distinta, incluindo filmes como “O Poderoso Chefão” e “Apocalypse Now”.


Já Dean foi imortalizado como um ícone teen após ter morrido devido a uma colisão de frente com outro veículo depois das gravações de “Rebelde Sem Causa”.Vamos esperar que a carreira de Rob seja mais parecida com a de Brando do que com a de Dean.








Fonte: TwilightTeam

0 comentários:

Postar um comentário